Home / Saúde / Fundações de saúde implantam câmara técnica em ensino e pesquisa

Fundações de saúde implantam câmara técnica em ensino e pesquisa

Representantes de fundações estatais que gerenciam serviços na área da saúde em diversas regiões do país estiveram reunidos em Curitiba, na semana passada, para a implantação da Câmara Técnica de Educação e Trabalho. Após analisar a estrutura do trabalho de educação permanente e pesquisa nestas instituições, eles discutiram o modelo de governança delas.

Realizado na Fundação Estatal de Atenção Especializada em Saúde de Curitiba (Feaes), o evento teve a promoção da Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde (Anfes). “Esse encontro é importante para definirmos os caminhos que traçaremos e com quais ferramentas atuaremos. Minha expectativa é que saiamos com ações concretas nesta área”, disse o  presidente da Anfes, Carlos Trindade.

O diretor geral da Feaes, Gustavo Justo Schulz, comentou sobre o projeto de transformar a fundação em um centro formador. Schulz abordou a importância de produzir um ambiente que estimule o desenvolvimento da pesquisa e defendeu que as capacitações ultrapassem as paredes das unidades de saúde. “No futuro pretendemos levar cursos de reanimação básica para população, taxistas, pessoas do comércio, que estão mais próximas do doente quando a situação acontece”, exemplificou.

O uso da tecnologia e da plataforma de ensino à distância também foi debatido, além de temas como financiamento e política educacionais. O grupo apoiou a troca de experiências e o trabalho colaborativo, com a elaboração de um projeto multicêntrico de capacitação.

Para Aline Batagliotti Cassimiro, da Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, o debate pode trazer contribuições ainda maiores para entidades que não estão nos grandes centros. “Estamos localizados no interior do Mato Grosso do Sul e a universidade mais próxima fica em São Paulo, então temos essa dificuldade em estabelecer parcerias em razão da distância”.

Na sexta-feira (05), último dia do encontro, o grupo se reuniu pela manhã para decidir as ações futuras da Câmara Técnica, entre elas a realização da segunda edição do Seminário das Fundações Estatais, em fevereiro de 2015.

Anfes

Instituída em 2013, a Associação Nacional de Fundações Estatais de Saúde é uma entidade sem fins lucrativos, apartidária e de caráter organizacional e assistencial. Reúne fundações estatais de direito privado do Brasil, com atuação na prestação de serviços de saúde pública, com finalidade geral de promover os seus interesses políticos, econômicos, jurídicos, normativos e institucionais.

http://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/fundacoes-de-saude-implantam-camara-tecnica-em-ensino-e-pesquisa/35036

About A Casa

Notícias Relacionadas

casadosmunicipios jornal

País vive maior surto de febre amarela em 14 anos

AGÊNCIA ESTADO O Brasil vive o maior surto de febre amarela em 14 anos. Até …

Deixe um comentário