Home / Saúde / Gripe Suina

Gripe Suina

País tem 51 hospitais prontos para tratar as vítimas da gripe
29/04/2009
Jornal do Brasil
 
 
O Ministério da Saúde divulgou ontem uma lista com os 51 hospitais em todos os estados e no Distrito Federal preparados para atender eventuais casos de gripe suína. Funcionários do Disque Saúde, do Ministério da Saúde, foram treinados para tirar dúvidas da população sobre a doença.

A escolha dos 51 hospitais obedeceu ao critério de referência, ou seja, possuem estrutura suficiente para detectar de forma precoce os sintomas da doença, além de estabelecer tratamento adequado e isolamento, se necessário.

O Ministério da Saúde divulgou, ontem, após reunião do Gabinete Permanente de Emergência, que o Brasil receberá 54 mil doses do medicamento Tamiflu, utilizado no tratamento da doença. Segundo o ministério, o governo brasileiro já possui o equivalente a 90 milhões de doses do remédio estocadas no almoxarifado do órgão.

O ministério classificou a compra como “rotina” e informou que a encomenda já havia sido feita em janeiro deste ano, antes do surto de gripe suína. O Gabinete também informou que a Associação Brasileira dos Agentes de Viagem foi convocada para uma reunião com o objetivo de ajudar nas informações aos turistas. Segundo o ministério, por enquanto não há a intenção de suspender a venda de passagens aéreas que tenham como destino as áreas afetadas pela doença.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) orientou que seja reforçada a limpeza de aviões provenientes das áreas que já registraram casos confirmados de gripe suína – entre eles México e Estados Unidos – e que tenham como destino os aeroportos do Brasil. A medida, de praxe em voos internacionais, foi tomada na sexta-feira acrescentando a necessidade de que os funcionários responsáveis pelos serviços utilizem equipamentos especiais de proteção individual.

Segundo a Anvisa, foram enviados 20 mil folhetos educativos sobre a doença para o Aeroporto de Guarulhos (SP), 20 mil para o Galeão (RJ), outros 20 mil para Confins (MG) e 20 mil para Salvador. O material, escrito em português, espanhol e inglês, lista os sintomas da doença e orienta os passageiros que chegaram do México, EUA ou Canadá a procurarem o hospital, caso sintam-se mal. Ao todo, serão confeccionados 1 milhão de panfletos.

Também estão sendo veiculados avisos sonoros nos três aeroportos, além de Salvador, Fortaleza e Recife, alertando sobre a doença. As tripulações dos aviões que partem do México, Estados Unidos e Canadá com destino ao Brasil receberam a determinação de orientar os passageiros. (Com agências)

About A Casa

Notícias Relacionadas

casadosmunicipios jornal

País vive maior surto de febre amarela em 14 anos

AGÊNCIA ESTADO O Brasil vive o maior surto de febre amarela em 14 anos. Até …

Deixe um comentário